Conselho Municipal de Agricultura participou de reunião

Publicado em 02/08/2019 às 15:03 - Atualizado em 02/08/2019 às 15:03

Assuntos de interesse do conselho e da administração pública foram abordados Baixar Imagem

No último dia 29, às 13h30, membros do Conselho Municipal de Agricultura de Romelândia reuniram-se, na Câmara Municipal de Vereadores, para deliberar de diversos assuntos de interesse do conselho e da administração pública.

De acordo com o secretário de agricultura, presidente do Conselho e Vice-prefeito Valmir Birkheuer, esteve em pauta o Relatório Programa de Silagem 2019; apresentação de dados gerais das atividades desenvolvidas em 2019; Programa Menos Juros – Governo do Estado –; Proposta do Programa de Silagem 2020; Proposta do Programa de Inseminação; e assuntos gerais. “Também dialogamos sobre a proposta para o programa de inseminação e fiquei autorizado a planejar uma proposta de bônus por dose adquirida e criar outra para um programa de pastagens e de fruticultura. Para o programa de silagem foi aprovada a manutenção do atual”, disse.

O Engenheiro Agrônomo Robson Luiz Scholtze apresentou um resumo dos programas desenvolvidos pela equipe técnica da Pasta e falou sobre a emissão de alvarás de prestação de serviço. “A Médica Veterinária Franciele Fankhauser explanou sobre atendimentos realizados até o momento e a importância de chamar um profissional para o tratamento dos animais. Em seguida, a Médica Veterinária Kelyn Cristine Wentz abordou sobre guia de transito animal (GTA), adulteração de brincos, raiva bovina, brucelose e tuberculose”, explicou Scholtze.

Segundo Birkheuer, a gerente do Sicoob Cristiane Fatima Stürmer Favretto explanou sobre as linhas de crédito disponíveis para os agricultores. “O Engenheiro Agrônomo da Epagri, José Gilmar Naibo, falou sobre o Programa Menos Juro, do Governo do Estado, PRONAF, DAPs Irregulares e sobre o Plano Safra 2019/2020. Naibo ressaltou a importância de a comunidade participar do Dia de Campo, que será realizado na propriedade do Sr. Olemar Ledur, em Linha Primeirinha”, informou.